Na última sexta e sábado, dias 1º e 2 de junho, estivemos na 13ª edição do Festival Brasil Sabor, evento nacional que foi realizado simultaneamente em diversas cidades brasileiras e que aqui em Macapá aconteceu no Sebrae-AP e reuniu diversos empreendimentos gastronômicos sob o tema “Original do Brasil”.

Promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares), juntamente com o Sebrae, a Setur e a Prefeitura de Macapá, o festival ocorre anualmente e já é considerado o maior evento de gastronomia do Estado do Amapá.

Nesse ano o festival teve uma novidade: dividiu o espaço com a 4ª Feira de Produtos do Campo. Os amapaenses tiveram a oportunidade de conhecer melhor e poder comprar produtos locais a bons preços, como queijo, ovos, frangos caipira, peixes, frutas, vegetais e até plantas.
Foram 2 dias do melhor da cozinha local, muita música, show de stand up comedy, oficinas de culinária com chefs renomados e a chance do público experimentar 16 pratos, criados especialmente para o evento pelos principais estabelecimentos do ramo na cidade, e vendidos a preços diferenciados.












Falando no chef Ofir Oliveira, foi ele o convidado especial do evento desse ano. Ele é considerado um dos pioneiros a levar os sabores exóticos da Amazônia para o mundo. Em Paris, há quase 30 anos, ele enfeitiçou os franceses com sua maniçoba e se transformou em um dos grandes expoentes da nossa culinária. Eu conheci sua trajetória há alguns atrás, assistindo o programa sobre a viagem gastronômica que o Anthony Bourdain fez sobre Belém-PA e me encantei com sua história e personalidade (programa “Anthony Bourdain: sem reservas”, que tem no Youtube e passava na Discovery Travel & Living e no canal TLC, do qual eu já falei aqui no blog nesse post aqui: Filmes, séries e documentários disponíveis na NETFLIX que todo apaixonado por gastronomia precisa ver)

Foi maravilhoso encontrá-lo, escutá-lo e saber que ele nasceu aqui do Amapá e que agora, depois de 65 anos, ele retorna para reencontrar suas raízes e nos orgulhar de ter representatividade no cenário gastronômico mundial.

Finalizando o festival, a Abrasel entregou o tão aguardado prêmio “Sabores Tucuju”, tendo sido eleitos, pela crítica gastronômica do Amapá, os melhores do ano de 2018 em 15 segmentos.

Já contei a história de vida e gastronomia do chef Orazio aqui no blog, num post especial do Amapá para Foodies que fiz ano passado.

Confira, a seguir, a lista completa dos ganhadores do Prêmio Abrasel “Melhores da gastronomia 2018”1. Melhor gastronomia regional: Panelinha Restô2. Melhor lanchonete: Divina Arte3. Melhor panificadora: Pão da Vida4. Melhor doceria: Lu Moro Patisserie5. Melhor buffet: Divina Arte6. Melhor pizzaria: Fornalha Artesanal7. Melhor hamburgueria: Boss Burger8. Melhor culinária internacional: Il Giardinetto9. Melhor bar: Lotus10. Melhor sorveteria: Santa Clara11. Melhor churrascaria: Steak House Gourmet12. Melhor café: Empório Café Postal13. Melhor culinária funcional: Soul Bistrô14. Melhor restaurante: 313 Restaurante15. Melhor chef de cozinha: Orazio Cattani
Parabéns! Belíssima matéria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais uma Edição Encantadora do “O Mundo por Aline”. Parece que a gente até participou do Evento. Parabéns Aline.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais uma edição do ” O Mundo por Aline ” . Parece até que a gente até participou do Evento.
Parabéns Aline.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns, mana. Continua assim! Bj.
CurtirCurtido por 1 pessoa