Vamos combinar que Nova York é a capital do mundo, né, gente?! Por isso é praticamente impossível não sonhar em estar por lá pelo menos uma vez na vida…

Acredito que até quem torce o nariz pros States tem essa vontadezinha (mesmo que negue!) de dar uma volta na cidade, pra ver com seus próprios olhos esse lugar que é o maior centro financeiro e cultural de que se tem notícia e que exerce tanta influência no resto do planeta.

Não é à toa que é uma das cidades mais visitadas que existe (é a 8ª na lista mundial e a número 1 do ranking das Américas) e, segundo a Forbes, recebeu, só em 2017, 12,7 milhões de visitantes!
De tanto servir de cenário para filmes e séries de tevê (NY é sim o paraíso dos cinéfilos!), a gente meio que já conhece a divisão da cidade, seus distritos (Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island) e seus principais points.
Como lá é o lugar que “nunca dorme” e onde tudo acontece, não vão faltar coisas pra você fazer, comer e lugares novos pra conhecer, porém têm aqueles passeios nova iorquinos que são verdadeiros clássicos e que eu listo a seguir pra vocês…
15 PASSEIOS ESSENCIAIS NA BIG APPLE
1. Conhecer a Times Square, a famosa esquina do mundo (que fica no encontro das avenidas Broadway com a 7ª), um dos lugares mais conhecidos e visitados da cidade, e se impressionar com quantidade de gente na rua, lojas, restaurantes e letreiros luminosos gigantescos, ligados 24h por dia;


2. Ir a um dos espetáculos da Broadway e se emocionar com as produções musicais de elevado nível, como O Rei Leão, Frozen, Chicago, O Fastasma da Ópera e Wicked.

3. Bater perna pela Quinta Avenida, uma das avenidades mais chiques e famosas do planeta Terra, pra ver as maravilhosas lojas que existem por lá (Saks, Bloomingdale’s, Apple, Tiffany & Co e muitas outras), a Catedral de St. Patrick, a Biblioteca Pública de Nova York e o Rockefeller Center.





4. Ver a cidade do alto, no 102º andar do Empire State Building ou no Top of the Rock, observatório que fica em um dos prédios do Rockefeller Center;



5. Dar uma volta pelo Central Park, o coração de Nova York. Enorme (são mais de 340 hectares!), ele divide Manhattan de leste e oeste, e é um oásis no meio dessa Selva de Pedra que a cidade é. Tem muito pra ver lá, mas o mais legal, na minha opinião, é o Central Park Zoo (o zoológico do desenho Madagascar) e a homenagem que fizeram para o John Lennon (Strawberry Fields) e que fica na altura das ruas W 72nd St;



6. Visitar os imperdíveis museus que a cidade tem. O Museu Americano de História Natural dispensa apresentações, já que foi o cenário do filme Uma noite no museu. Nesse museu não perca a coleção de esqueletos de dinossauros e de animais pré-históricos e as salas que retratam a vida dos diversos povos pelo mundo. Outros que eu adorei conhecer foi o Museu de Cera (foi bem divertido!) e o Museu de Arte Moderna (MoMA), que tem diversas exposições modernosas temporárias e permanentes e obras de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol (aquele das latinhas e da Marylin Monroe), Van Gogh, Salvador Dalí e Frida Kahlo. Mas, gente, o meu museu nova iorquino favorito é o Museu Metropolitano de Arte, o MET, que é um dos museus mais importantes do mundo, daqueles que se tiver que escolher só um pra ir eu digo: vá nesse! Passei horas por lá e passaria muito mais! A coleção de cultura egípcia, de armaduras de cavaleiros medievais e as diversas obras de pintores, como Monet, é surpreendente! Confesso que gostei mais de lá do que do Louvre (desculpa, Paris!).




7. Caminhar pela Ponte do Brooklyn. Essa icônica ponte liga Manhattan ao Brooklyn e foi inaugurada em 1883. Sempre movimentadíssima, prepare-se pra disputar um clique no meio de um batalhão de pessoas. Garanto que vai valer a pena!!!!
8. Fazer um passeio de barco pelo rio Hudson pra ver de pertinho a Estátua da Liberdade, o maior símbolo dos Estados Unidos.



9. Dar uma voltinha por Wall Street, o distrito financeiro mais importante do mundo, e tirar uma foto no Charging Bull! Esta rua, que é uma das mais antigas de NY, abriga diversos prédios de escritórios do ramo e a famosa Bolsa de Valores.

10. Ir ao Ground Zero, como ficou conhecido o local onde estavam as torres do World Trade Center, e visitar o Museu Nacional do 11 de Setembro e o novo prédio One World Trade Center;



11. Fazer umas comprinhas na Century 21 que fica na região do Ground Zero. Essa enorme loja de departamentos multimarcas (são 5 andares!) é uma verdadeira tentação e vende objetos de desejo a preços sensacionais o ano inteirinho (roupas, sapatos, bolsas, óculos etc)!

12. Pegar um trem na Grand Central Terminal, a estação de trens histórica de Manhattan. Inaugurada no início do século XX, ela recebe hoje em dia trens e metrôs e é considerada uma das maiores estações do mundo.


13. Respirar um ar puro na High Line, o jardim suspenso que foi construído em uma antiga ponte ferroviária que passava por cima da cidade e estava há anos abandonada. São 2 km de muita natureza e tranquilidade no meio da muvuca que Nova York é!
14. Assistir um show no B. B. King, o lendário bar de blues. Ótima opção para curtir a night da cidade!

15. Experimentar hot dog, sanduíche de pastrami, cheesecake ou qualquer sabor do mundo que você tiver vontade! NY tem inúmeros restaurantes, cafés, barraquinhas e food trucks espalhados pela cidade. Da comida de rua à comida sofisticada, tem de tudo por lá!



